sexta-feira, 10 de setembro de 2010


CUIDADOS COM O SISTEMA URINÁRIO
        
         Os distúrbios renais são umas das doenças que mais atingem as populações dos países desenvolvidos. Muitas são as causas: infecções, envenenamento por substancias químicas, lesões, tumores, formação de “pedras”, paralisia, problemas cardiovasculares, entre outros.
         Uma das doenças renais mais comuns é a glomerulonefrite, em que há lesões dos glomérulos renais, com grave prejuízo da função dos rins. A glomerulonefrite pode ter diversas causas, mas a principal é a destruição dos glomérulos pelo próprio sistema imunitário. Alguns glóbulos brancos do sangue passam a produzir anticorpos que atacam os glomérulos renais. Uma vez que o próprio sistema imunitário volta-se contra o organismo, fala-se que esse é um tipo de glomerulonefrite é uma doença auto-imune.
         Uma glomerulonefrite pode levar a progressiva perda das funções renais, até que o sangue praticamente não seja mais filtrado. As excreções acumulam-se e intoxicam o organismo. Nesse casos, torna-se necessário tratar a pessoa com um aparelho denominado rim artificial, que filtra o sangue, ou submetê-la a um transplante renal.

O RIM ARTIFICIAL

         É uma máquina que realiza hemodiálise, ou seja, filtra artificialmente o sangue. O sistema cardiovascular da pessoa é conectado à máquina de hemodiálise e o sangue passa a circular por tubos de paredes semipermeáveis,  mergulhados em uma solução constituída por substâncias normalmente presentes no plasma sanguíneo. As excreções difundem-se através dos finíssimos poros das membranas semipermeáveis, abandonando o sangue.com a repetida circulação do sangue pela máquina, a maior parte das substancias tóxicas deixa o sangue, difundindo-se para o liquido do aparelho.
         Cada seção de hemodiálise dura entre 4 e 6 horas e deve ser repetida 2 ou 3 vezes por semana. O método é eficiente e remove a uréia do sangue mais rapidamente que um rim normal. No entanto, além de não realizar todas as funções renais, a hemodiálise é um processo caro, desconfortável para o paciente e pode trazer diversos efeitos colaterais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário