sexta-feira, 10 de setembro de 2010

FISIOLOGIA DO SISTEMA URINÁRIO

Os rins têm a função de filtrar o sangue, removendo dele a uréia, sais, ácidos úricos e outras substâncias que estejam em excesso no organismo. O sangue a ser filtrado chega ao rim pela artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão, originando grande número de pequenas artérias, denominadas arteríolas aferentes. Cada uma dessas arteríolas penetra na cápsula renal de um néfron, onde se ramifica formando o glomérulo renal, um envelope de capilares.

FORMAÇÃO DA URINA

O sangue proveniente das artérias renais penetra nos capilares do glomérulo sob alta pressão, o que força a saída de liquido sanguíneo para a cápsula renal. Esse liquido que extravasa do sangue, conhecido como filtrado glomerular ou urina inicial, constitui-se de diversas moléculas de pequeno tamanho, tais como água, uréia, glicose, aminoácidos, sais entre outros, dissolvidas em água. Após passa para o túbulo renal, até esse momento o filtrado glomerular apresenta composição química semelhante à do plasma sanguíneo, mas com a diferença de que não possui células nem moléculas de proteínas e de lipídios, devido ao seu tamanho, essas moléculas são incapazes de atravessar as paredes capilares glomerulares.

Reabsorção de substâncias úteis do filtrado

         No decorrer do trajeto do filtrado glomerular pelo túbulo contorcido proximal, ocorre a reabsorção das soluções, de grande parte da água e de outras substâncias, as quais retornam ao sangue dos capilares dos néfrons. É um processo ativo, que possui dispêndio de energia por parte das células do túbulo renal. Em condições normais, toda a glicose, todos os aminoácidos, todas as vitaminas e grande parte dos sais presentes no filtrado glomerular retornam ao sangue.
          A diabetes melito é a concentração anormal elevada de algumas das substâncias citadas acima, ela não é totalmente absorvida e parte é excreta na urina.
        Na alça néfrica ocorre principalmente da água do filtrado que se torna cada vez mais concentrado. As células das paredes do túbulo contorcido distal absorvem ativamente dos capilares próximos substâncias indesejáveis, como ácido úrico e amônia, lançando-as na urina em formação. Ao fim do percurso esse filtrado glomerular transforma-se em urina, um fluido aquoso, de cor amarela e que contém predominantemente uréia, além de quantidades menores de amônia, ácido úrico e sais.
Os capilares que absorvem as substâncias úteis dos túbulos renais se reúnem e formam uma vênula que desemboca na veia renal, que leva o sangue para fora do rim, em direção ao coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário