sexta-feira, 10 de setembro de 2010

FUNÇÕES DO SISTEMA URINÁRIO

        O sistema urinário é responsável pela maior parte de nossa excreção, ou seja, é através dele que liberamos as substâncias indesejáveis produzidas em nosso metabolismo, essas excreções também podem ser chamadas de excretas nitrogenadas. A principal substância nitrogenada excreta pelo sistema urinário é a uréia, gerada como produto do metabolismo de compostos nitrogenados, especialmente de aminoácidos.
       Uma das substâncias que formam nossa dieta são as proteínas. Essas substâncias são formadas por aminoácidos que nosso organismo utiliza tanto para produzir suas próprias proteínas como para produzir energia  por meio da respiração celular, nesse caso ocorre a gliconeogênese, onde um grupo de amina removido e o restante e o restante da molécula é transformado em glicose.
        A desaminação de aminoácidos em nosso organismo ocorre no fígado, onde os grupos amina são utilizados na produção de uréia. A degradação de outros compostos nitrogenados também gera a amônia, que é transformada em uréia.
         A uréia é liberada no sangue, sendo removida de pelos rins, que a eliminam na urina. Além da uréia, os rins também eliminam água, sais em excesso e outras substâncias prejudiciais ao organismo.

COMPONENTES DO SISTEMA URINÁRIO

        O conjunto de órgãos e estruturas responsáveis pela filtração do sangue e eliminação de substância tóxicas constitui o sistema urinário, sendo formado por um par de rins e pelas vias uriníferas, compostas por um par de pelves renais, ou bacinetes, um par de uretes,  a bexiga urinária e a uretra.

RINS
       
        São órgãos de cor marrom-avermelhada, com forma de grão de feijão e cerca de 10 centímetros de comprimento, localizados na parte posterior da cavidade abdominal, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral. O rim direito posiciona-se um pouco mais abaixo do que o esquerdo. Sobre os rins localizam-se as glândulas endócrinas suprarenais.
        Cada rim é envolto por três camadas de tecidos: a fáscia renal, mais externa, a cápsula adiposa, localizada em posição intermediária, e a cápsula fibrosa, mais interna. A porção renal é chamada de córtex renal, onde localizam-se os néfrons, unidades responsáveis pela filtração de sangue. A porção central dos rins é denominada medula renal, que apresenta várias estruturas triangulares (pirâmides renais) que são agrupamentos de ductos que coletam a urina formada nos néfrons. Nas papilas renais se encontram os orifícios dos ductos coletores de urina. As papilas são envolvidas por estruturas denominadas cálices menores que se reúnem para formar cálices maiores e é na pelve renal que é lançada toda a urina produzida pelo rim.
        
NÉFRONS
São as unidades responsáveis pela formação da urina, localizada na córtex renal. É uma estrutura tubular que possui, em uma das extremidades, uma expansão em forma de taça, a cápsula renal, no interior da qual situa-se o glomérulo renal ou glomérulo capilar, um novelo de capilares em associação intima com a parede interna da cápsula renal, ligado a uma arteríola proveniente da artéria renal, esse conjunto é chamado de corpúsculo renal.
A cápsula renal comunica-se com o longo tubo, o túbulo néfrico, que apresenta três regiões distintas, o túbulo contorcido proximal, alça néfrica ou túbulo reto, túbulo contorcido distal, que desemboca no ducto coletor. Os ductos coletores conduzem a urina produzida nos néfrons até a papila renal, de onde ela flui sequencialmente para os cálices menores, para os cálices maiores e para a pelve renal.

URETERES, BEXIGA URINÁRIA E URETRA

São tubos que conduzem a urina da pelve à bexiga urinaria. Sua parede é formada por três camadas de tecido: uma camada mucosa interna, uma não-estriada e uma extra fibrosa. Cada ureter parte da pelve de um rim, descendo pela parede posterior do abdome e desembocando na parte lateral posterior da bexiga urinária. Os ureteres realizam movimentos peristálticos que facilitam a condução da urina em seu interior.
A bexiga urinária é uma bolsa de parede muscular localizada na cavidade pélvica. A bexiga dos homens posiciona-se à frente do reto, nas mulheres, entre a bexiga e o reto, localiza-se o útero. A função da bexiga é armazenar urina até sua eliminação do corpo. A bexiga de uma pessoa adulta tem capacidade de armazenar cerca de 300 ml de urina.
Uretra é o tubo que comunica  a bexiga urinária ao meio externo. No sexo masculino, a uretra mede cerca de 18 cm de comprimento e também faz parte do sistema genital, possuindo três regiões: a uretra prostática, a uretra membranosa e a uretra esponjosa.
Uretra prostática: é a porção inicial da uretra, com cerca de 3 cm de comprimento. Na região da uretra desembocam os ductos ejaculatórios, que trazem o liquido seminal, e os ductos prostáticos que drenam a secreção da próstata.
Uretra membranosa: porção seguinte, com cerca de 1 cm de comprimento, ela atravessa a musculatura do períneo e é envolvida por um anel de musculatura estriada esquelética, o diafragma urogenital, que exerce controle voluntário da micção.
Uretra esponjosa: é a porção terminal da uretra masculina, mede cerca de 15 cm de comprimento e percorre o interior do corpo esponjoso peniano em toda sua extensão, abrindo-se para o exterior na extremidade do pênis. Na uretra esponjosa desembocam os ductos das glândulas bulbouretrais.
A uretra feminina tem cerca de 3 cm de comprimento e é exclusiva do sistema urinário. Abre-se para o exterior entre os lábios menores do pudendo feminino, logo abaixo do clitóris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário