sexta-feira, 10 de setembro de 2010

REGULAÇÃO DA REABSORÇÃO DE SÓDIO

O balanço de líquidos no corpo está intimamente ligado à presença e quantidade do íon sódio no sangue. Quando ingerimos alimentos salgados, aumenta a taxa sanguínea de sódio, o que provoca aumento da concentração d sangue. Centros nervosos do hipotálamo, conhecidos como centros da sede, detectam esse aumento de concentração e causam a sensação de sede. Se a pessoa beber liquídos, a água diluirá o sangue, baixando sua concentração aos níveis normais. O volume sanguíneo, porém, aumenta, situação que deve ser imediatamente corrigida para que não haja aumento da pressão arterial. O restabelecimento do volume sanguíneo a seu nível normal é conseguido pela diminuição na produção de ADH, que resulta em maior eliminação de água na urina.
A quantidade de sódio no sangue é controlada pelo hormônio aldosterona, secretado pelo córtex da glândula adrenal. Quando a quantidade se sódio no sangue baixa, aumenta a secreção do hormônio aldosterona, que atua sobre os túbulos contorcidos distais e sobre os ductos coletores, estimulando a reabsorção de sódio do filtrado glomerular. A secreção do hormônio aldosterona, por sua vez, é regulada pela enzima renina e pelo peptídio angiotensina. Se a pressão sanguínea diminui, ou se a concentração de sódio no sangue abaixa, os rins liberam renina no sangue. A renina é uma enzima que catalisa a formação de uma proteína sanguínea chamada de angiotensina a partir de um precursor denominado angiotensinogênio, presente no sangue e produzido pelo fígado. A angiotensina causa diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, o que provoca aumento da pressão arterial, estimulando a secreção de aldosterona. Esta por sua vez, induz um aumento na reabsorção de sódio pelos rins.
O coração também interage com o sistema urinário atuando na regulação da pressão arterial. Quando o volume de sangue aumenta, por exemplo, pela ingestão de grande quantidade de água, há uma expansão maior dos átrios cardíacos, o que induz o coração a liberar um hormônio conhecido como peptídeo natriurético atrial. Esse hormônio, sintetizado principalmente por células do átrio, inibe a secreção de renina, aldosterona e ADH, aumentando a excreção de sódio e o fluxo de urina. O PNA também antagoniza a ação vasoconstritora da angiotensina e de outras substâncias vasoconstritoras, reduzindo a pressão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário