sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ELIMINAÇÃO DA URINA

Pode ser dividido em duas fases: a urina trazida pelos ureteres acumula-se na bexiga, até enche-la. Após ocorre a micção, ou seja, o esvaziamento completo da bexiga, com eliminação da urina pela uretra. A urina acumula-se na bexiga porque um anel muscular presente no ponto de união da bexiga a uretra, o esfíncter uretral, mantém-se contraído impedindo sua saída. Na parede da uretra também existem músculos que se contraem e impedem a passagem da urina.
Quando a bexiga torna-se repleta, receptores nervosos em sua parede são estimulados a transmitirem a informação ao encéfalo, o que provoca a vontade de urinar. Se a ação puder se realizada naquele momento, o encéfalo emite estímulos nervosos para a concentração da musculatura da bexiga e para o relaxamento dos esfíncteres. Com isso a urina é expulsa da bexiga, flui para a uretra e é eliminada do corpo. Os músculos da região pélvica também participam do processo da micção, especialmente nas mulheres.
Os esfíncteres são controlados involuntária e voluntariamente, e é por isso que podemos interromper a micção, se quisermos. Os recém-nascidos, que ainda não desenvolveram o controle voluntário da micção, urinam de forma reflexa: sempre que a bexiga fica repleta, ela se contrai, os esfíncteres relaxam e a urina é eliminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário